quarta-feira, 21 de abril de 2010

O meu trade-off.




Nada mais interessante do que aprender o porquê das coisas; melhor ainda é quando os conhecimentos adquiridos se encaixam perfeitamente na sua realidade. Economia sempre foi vista como uma ciência insuportável, quando não, desconhecida; só não ocupando o posto de número um por causa da malfada ciência política.

Os princípios básicos das ciências econômicas estão divididos em dez premissas, organizadas em três grande grupos - são eles:

I – Como as pessoas tomam decisões;
II – Como as pessoas interagem;
III – Como a economia funciona;

As tomadas de decisões individuais acabam influenciando e interagindo entre si, gerando uma grande teia de relacionamentos, na qual chamamos de sistema econômico. Este sistema tem um funcionamento, que por sua vez, tem como fundamento a “troca”.

Economia: pessoas, tomada de decisões, influência, resultado.

Economia, então, pode ser definida como estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Basicamente seria esta definição.

O princípio da tomada de decisão individual que mais me chamou atenção foi o princípio 2:

- O custo de alguma coisa é aquilo de que se desiste para obtê-la.

Custo aqui, na acepção da palavra, não se refere exclusivamente a valor monetário, mas sim a sacrifício, abrir mão, renunciar. Custo: sacrifício; coisa: escolha; aquilo: o que se abre mão; obtê-la: é o resultado em si. A linha de raciocínio é simplória, porém é extremamente usual.

O custo de “A” é abrir mão do “B”. O custo de comer carne vermelha é deixar de comer a carne branca. O custo de comprar ações na bolsa é não comprar dólares do Banco Central. Vale salientar que, quando se trata de escolhas em que uma haja renuncia em detrimento da outra é porque os recursos são escassos; logo, se eu tenho que escolher entre carne vermelha e carne branca é porque eu não posso optar pelas duas.

E é assim que funciona a economia e a vida: O custo de escolher a felicidade é não ter a tristeza. O custo de ser independente é estar longe da família. Toda e qualquer decisão nas nossas vidas tem um custo, cada escolha acarreta uma opção e uma renúncia. Não precisa ser mestre em ciências econômicas para traçar este paralelo, basta ter feito escolhas na sua vida e ter sentido na pele as suas conseqüências, entretanto entender os conceitos é de suma importância.

(Agradecimento especial ao meu Prof. Ms. Alessandro A. da S. que não se cansa em cobrar dedicação total dos seus alunos).

Um comentário: