terça-feira, 13 de abril de 2010

Ramo de Arruda NÃO dá sorte?




Poucas pessoas estão dando importância para um fato importante: a saída da prisão do ex-governador de Brasília, o Sr. José Roberto Arruda. O governador do Distrito Federal foi o primeiro chefe executivo de Estado a ter a sua prisão decretada. Apesar do caráter preventivo da prisão, ou seja, medida tomada apenas para que o investigado não influa no decorrer do processo, é uma grande vitória para o que ainda acreditam que corrupto não freqüenta as carceragens e penitenciárias tão bem cuidadas do nosso Brasil. Observando por este ângulo, deve ser por este motivo que o sistema prisional no Brasil é completamente falido, pois só mesmo estando dentro para saber suas necessidades.

Mas o mote não é a atual e insustentável leveza estrutural do sistema penitenciário nacional, mas sim os crimes cometidos por parlamentares que são blindados pela constituição, sob à luz da democracia:

- Imunidade Formal - § 2º - Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão;

Basicamente, só poderão ser presos se pegos em flagrante de delito, mesmo assim quem deve decidir pela sua prisão são seus honoráveis colegas de trabalho e partido político. José Roberto Arruda teve azar, pois o escândalo foi tamanho que seus colegas, por medida de segurança, resolveram não apoiá-lo e ainda o forçaram a desfiliar do partido, para não prejudicar a imagem dos demais. Esta foi a sua punição: ser pego literalmente com a boca na botija foi seu erro capital. Do contrário, ficaria com o apoio da maioria e ainda sob o manto da constituição.

A imprensa ainda estava no fervor da condenação dos Nardoni, não deu (ou não quis) dar tanta importância para a prisão de um político, mas este fato deveria ser desgastado de tanto passar na televisão, assim como deixar diariamente, como fizeram no homicídio de Isabela, um carro 24 horas na porta do fórum:

- Hoje o corrupto governador acordou, tomou café com leite às 8:00 da manhã, depois seguiu para a sala do delegado onde prestou outro depoimento...

Deveríamos ter a mesma indignação que tivemos com o caso Isabela. Não valorar os crimes, mas indignação, revolta. Indiretamente, Arruda deve ter matado muita gente, pois suas obras superfaturadas, principalmente na área da saúde, nunca foram inauguradas.

Com a revogação da sua prisão, viu-se um agora, ex-governador abatido, cabisbaixo, magro, desleixado e principalmente preocupado. Nossa sociedade tem memória curta sim, vai esquecer dos escândalos de corrupção do governador, mas com certeza, ele não vai se esquecer da sua passagem, mesmo que breve pela prisão. Obvio que não ficou em contato com outros presos, nem provou da culinária carcerária, mas só o fato de ter sido privado da sua liberdade – do direito de ir e vir, abalou sua estabilidade emocional.

Arruda não é novato em envolvimento em fraudes; no ano de 2001, fez parte da quebra do sigilo do painel eletrônico quando era senador, juntamente com o “Coroné” ACM. Foi o maior absurdo e, para não serem cassados, pediram desligamento. Trocando em miúdos, se não fossem mais parlamentares, não poderia ser julgados. Dentre outros muitos envolvimentos engavetados.

Arruda é agora um ex-preso e não um político. Seu rótulo mudou, seu status também. Espero que a sua índole tenha mudado e que as nossas opiniões sobre crimes de corrupção também.

Um comentário:

  1. Devia escrever assim essa noticia: "O ex-governador de Brasilia, sr (?) José Roberto Arruda, inaugura a FORCA que será usada pelo estado, aos traidores da Patria, em seus juramentos quando da pretensão em governar para
    o povo; pelo povo!"

    ResponderExcluir