sábado, 26 de dezembro de 2009

Vai um OMEPRAZOL aí?




Há tempos não sentia a imunidade tão baixa, tanta dor física, mais especificamente esta no esôfago. Até então não sabia qual era a função deste órgão, hoje eu sei detalhes da sua anatomia e funcionamento. O que ocasionou isso? Uma boa dose de estresse, misturada com muita bebida alcoólica e uma musculatura lisa fatigada.

Pareço uma mulher grávida: fico com ânsias o tempo todo, salivando, soluçando e sentindo dores na região do esterno, não sinto fome e tenho dificuldade incrível para engolir até água, isto quando não sou acometido por ataques de asma e regurgitação.

Basicamente o que acontece é um bombardeio impiedoso de ácidos do estomago e sucos biliares no meu esôfago, o que ocasiona um ulcera. Estes, que deveriam ficar no estômago, retornam devido ao não fechamento da “válvula” do esôfago. O esôfago tem um revestimento fino, não resistindo aos “refluxos” de substâncias digestivas advindas do estômago.

Ano retrasado quase perdi a voz, devido à corrosão dos ácidos que afetavam as minhas cordas vocais. Há quem não reconheça a minha voz hoje, devido ao tratamento, voltei a falar sem fazer muito esforço. A minha culpa se resume nas doses cavalares de bebida, estresse, comer e deitar imediatamente, fazendo com que ocasione o tal refluxo gastro-esofágico.

Admito que abandonei o tratamento, mas não os novos hábitos recomendados pelo Dr. Mohamed. Abandonei comidas, pimenta, reduzi o chocolate, aboli alguns refrigerantes à base de cola e comprei um travesseiro triangular, mais conhecido como uma manta anti refluxo.

- E agora quem poderá me salvar? Seu nome é Omeprazol. Uma medicação miraculosa e cara, mas que reduz a acidez do estômago - para isso basta tomar uma dose em jejum. É um anti-ácido elevado a mil, por assim dizer. Segundo meu médico ele um inibidor da bomba de prótons, não sei o que significa, até porque sou péssimo em Química, mas sei que me faz bem. O tratamento clínico é longo e restritivo ao extremo e veio em péssima hora, péssima!
- Burb…burb…

Nenhum comentário:

Postar um comentário