segunda-feira, 9 de março de 2009

Pour Femme.

É inegável a influencia que as mulheres tiveram na minha educação. Em se tratando de infância, esta influencia atinge cem por cento dela. Lideradas pela matriarca: minha avó, todos nós tínhamos uma rotina rígida, cheia de princípios morais e éticos, onde qualquer atitude tinha uma conseqüência: boa ou ruim.

Apesar comandada por mulheres, era uma educação digamos, desproporcional, onde os homens da família tínhamos mais regalias do que as mulheres, porém as responsabilidades eram maiores. Na verdade não era machismo para com as mulheres, mas proteção. Tanto para minhas primas, quanto para as minhas tias, percebia este pequeno tino a mais com as mulheres.

Minha avó sempre tinha razão, teoricamente e, quando alguém a ignorava – na prática também. Isso fazia com que ganhasse respeito e fosse fonte de conhecimento.

Sinceramente não me via sob influencia masculina na infância e isso se refletiu na minha vida adulta - tenho extrema dificuldade em lidar com ordens masculinas.

Não sei qual seria o papel masculino nos planos das mulheres da minha vida; talvez puramente limitado a trabalhar, já que papeis geralmente atribuídos a homens na educação, como falar sobre sexo era tarefa que minha avó executava com extrema sensibilidade.

E esta sensibilidade que exalava de todas que moravam temporária ou definitivamente na nossa casa é o que eu acredito ser a minha maior herança, juntamente com todos os princípios sobre respeito, honestidade e principalmente em força de vontade. Homens são competitivos e muitas vezes não fazem uso da razão, mas as mulheres são persistentes e sempre há um motivo para tudo na vida.

Depois de tantos benefícios que tive, clamar por bandeiras de defesa de direitos das mulheres, é mais do que uma obrigação; é uma honra! Dos papeis das mulheres na sociedade que vejo grandes benefícios, são os da educação em todos os seus níveis e, onde eu gostaria de ver mais atuação é na política; local onde princípios e sensibilidade são imprescindíveis.

O mundo ainda não é igual para todas ainda, mas isso só depende de vocês, mulheres que são a maioria nas nossas vidas.




2 comentários:

  1. Lindoo

    Que saudade de vc!
    Adorei seu blog, quanto as mulheres devemos seguir em frente , ja conseguimos tantas coisas e tenho certeza que podemos muito mais!

    Um beijo no seu coração*

    ResponderExcluir