quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Oinc, oinc, oinc.


Volta às aulas nas escolas e universidades estaduais é suspensa até o próximo dia 17/08


Um novo decreto governamental determinou nesta quinta- feira (6) que as aulas nas escolas, universidades e faculdades estaduais permaneçam suspensas até o final da próxima semana como medida preventiva à nova gripe. As aulas, que deveriam recomeçar no dia 10, agora só serão retomadas no dia 17 de agosto. Durante o recesso, será estruturado nos colégios estaduais o programa “Cuidadores da Gripe”, uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Saúde.

O programa vai preparar voluntários em todas as escolas estaduais para atender e encaminhar os casos de suspeita da gripe A. “Trata-se de mais uma ação de cuidado, orientação e prevenção à gripe Influenza A (H1N1)”, informa a secretária estadual da Educação, Yvelise Arco-Verde.

Até esta sexta-feira (7), os professores estaduais continuarão recebendo treinamento sobre como prevenir e detectar a doença. Além disso, uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Saúde está criando o programa Cuidadores da Escola.

“Em cada turno de cada estabelecimento de ensino da rede estadual e conveniada, uma pessoa, de forma voluntária, deverá assumir as responsabilidades de cuidador. Ela terá formação específica e receberá um kit para fazer as primeiras intervenções necessárias à prevenção da gripe”, explica a secretária.

Cada uma das 2.100 escolas da rede estadual e as cerca de 400 conveniadas terá um cuidador por turno. Caso seja detectado um caso suspeito, o estudante receberá uma máscara e será conduzido à sua casa, onde os familiares receberão orientações sobre como evitar o contágio.

O cuidador será o encarregado de fazer contato com a Secretaria de Estado da Saúde e vai monitorar a sala do aluno com suspeita da doença, ajudando a reforçar a prevenção e detectando precocemente qualquer outro caso suspeito.

Ele poderá ser um professor disponível, um técnico administrativo, um agente educacional ou ainda um representante da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). “Já solicitamos que as escolas usem os recursos do fundo rotativo para a aquisição de uma caixa com máscaras, álcool-gel, sabão e detergente para limpeza, a fim de dar suporte às ações dos cuidadores”, explica Yvelise Arco-Verde.

UNIVERSIDADES - Por determinação do governador Roberto Requião, o recesso nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), em função da gripe A (H1N1), também foi prorrogado por mais uma semana.

O período de recesso servirá como prevenção para que a nova gripe não se alastre e para que as seis universidades e sete faculdades estaduais se organizem em relação aos procedimentos e cuidados a serem tomados no retorno das aulas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as aulas devem ser repostas conforme calendário a ser determinado por cada instituição. A medida atinge mais de 85 mil estudantes, cerca de 9 mil técnicos e 7 mil docentes.
06/08/2009 16:19:09




[…] Pois é; é com muita tristeza que recebo esta notícia, sinceramente. Por vários motivos; dentre os quais é que ofende diretamente a nossa capacidade de percepção da realidade. Será que somos tão alienados assim em acreditar que realmente estas medidas entrarão em funcionamento?

Terão mesmo pessoas instruídas oferecendo materiais de proteção pessoal para os alunos? Para todos da rede pública? Pessoal de outras áreas fazendo triagem, diagnóstico médico, primeiros socorros? Se nem nos hospitais há pessoas instruídas e materiais disponíveis para todos?

Mal temos professores nas salas de aula, carteiras para sentar, giz, livros na biblioteca; não temos infra-estrutura educacional eficiente: o que seria o mínimo, o motivo de realmente estarmos nas salas de aula – sem querer entrar no mérito da eficiência educacional.
É uma medida inócua, na verdade é uma resposta para a imprensa, para os eleitores de vossa excelência, o Governador, que pleiteará uma vaga no Senado.

Lembro-me quando os primeiros casos da gripe foram noticiados, em meados de maio..Desde então, somente esta semana, a Secretaria da Saúde orientou (DETERMINOU) que se colocasse cartazes em todas as repartições públicas dizendo como se prevenir da gripe; são medidas simples, que não evitam o contágio, mas servem como uma barreira, um empecilho para a proliferação do vírus. Lavar as mãos, abrir as janelas, evitar lugares fechados...E porque não o fizeram antes? Porque sacrificar nossas aulas, nossa saúde e desperdiçar somas homéricas em material hospitalar?

E pensar que a maioria dos problemas de saúde pública evitariam-se com orientação adequada, profilaxia, educação apenas. Parece ser tão mais simples gastar dinheiro público com cartazes explicativos, com linguagem popular; profissionais da área da saúde treinados, orientando TODA a população nos veículos de comunicação do que desperdiçar milhões de reais de dinheiro público com despesas hospitalares.

Mas Isso serve para nós também, serve como aviso, serve para aumentar nossa imunidade. Nas próximas eleições temos que ser profiláticos; tratar do “vírus” antes que ele se manifeste, pois assim fica inviável tirá-lo do poder, digo da nossa pele. Devemos lavar as mãos e lavar os olhos, deixá-los abertos, bem abertos ao votar nas próximas eleições.

Não se assuste se a próxima notícia a ser divulgada pela Agencia Oficial de Notícias do Paraná for a seguinte:

- Governador Roberto Requião DETERMINOU que, a partir de hoje, o vírus da Influenza H1N1 está terminantemente PROIBIDO de infestar qualquer cidadão paranaense até o final do seu mandato!
Publique-se, cumpra-se, arquive-se!

Por ora, mais uma semana de folga, na universidade, claro, pois no trabalho meu patrão, Vossa Excelência, o Governador; fez questão de deixar bem claro que se formos contaminados, nada de licença médica, isso só depois de passar pela perícia...há, deixa para lá! Viva o imperador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário