segunda-feira, 2 de março de 2009

Desperate, ja es do dia!


A despedida do período noturno de trabalho foi discreta, compatível com o modus operandi de todos os colegas do plantão. - Sem alterações. - diria os mais exaltados. - Nada de abraços pessoal, não estou indo embora, só vou para o dia!

Os meus embalos de sábado a noite agora serão sinonimo de final-de-semana, na acepção da palavra. Segundo pesquisas, para cada dia trabalhado você envelhece uns três, logo três anos três meses mais velho, o único sinal físico de desgaste foram os dois fios completamente albinos que me tiraram o sono e o bom-humor durante umas semanas.

Já os emocionais são s mais traumáticos; dificuldade de realização em praticamente todas as atividades básicas, tais como: dormir, comer e praticar esportes; sem contar que pessoas nesta condição, invariavelmente tem péssimos relacionamentos interpessoais.

Apesar de ser paradoxal, a minha rotina hoje é justamente não ter uma rotina. A única tarefa diária, mas sem horários fixos, são os longos banhos, pela manhã e ao dormir.. Jantar, tomar café, almoçar, happy hour são tarefas que nunca coincidem diariamente.

Tirando a alcoolemia, valeu a pena a temporada - somados os adicionais, recebi um “décimo quarto” salário; economizei em protetor solar e remédios para dor de cabeça; li e escrevi acima da minha média e o principal: abandonei os anti-depressivos e ansiolíticos, fiz novos amigos e engordei.

A partir de amanhã, às seis da manhã, lanço uma bomba de adrenalina no meu relógio biológico: rotina e disciplina. A contar hoje, quando saí do trabalho, tive aproximadamente vinte e quatro horas para me preparar físico-emocionalmente para a mudança. Os resultados sentirei ao entardecer, medido por diclofenaco, humor, sono e dores nas pernas.

Fiquei feliz em saber que meus velhos colegas estão ansiosos pela minha volta – tão ansiosos que fizeram questão de que me apresentasse no meio das folgas de direito, ignorando as minhas trinta e seis horas de descanso, depois das doze trabalhadas. Mas vá lá pessoal, somos colegas de trabalho de longa data! Nada de me deixar fritando no sol, pelo menos agora, que tal posto com ar condicionado? - Argumentei

- Fabiano, é verdade que à noite, vocês só dormem e vêem televisão o plantão inteiro? - Pergunta provável de um novato para minha pessoa.

- Não novato, temos as mesmas responsabilidades ou até mais que os colegas do período diurno. A desvantagem é que as fugas e resgastes acontecem no período noturno e acontecerem, somos culpados, quando não cúmplices e negligentes. Já a vantagem é que não temos que cruzar com a chefia e tolerar perguntas como esta, de novatos!

Preciso de muito diclofenaco, protetores solares, pó-de-guaraná, complexo vitamínico e dois despertadores.

Um bom dia para todos! (Bom dia referente ao dia, sol, claridade e não somente ao cumprimento).


(Foto do amanhecer visto da janela do meu apartamento, aproximadamente 5:40 a.m.)

Um comentário: