sábado, 25 de abril de 2009

Prét-à-Porter.


Por mais contraditório que pareça, um homem criado exclusivamente por mulheres têm uma tendência a andar bem alinhado, se preocupar com combinação de cores, tons - desenvolvem a sensibilidade de diferir tecido natural de sintético; porém, em contrapartida, seus gostos ficam suprimidos aos das suas queridas tias.

Apesar das influencias alheias, no meu guarda-roupas não podia faltar uma camiseta branca, básica, daquelas de trinta reais no máximo; era o que eu imaginava antes de morar sozinho, namorar, trabalhar, ter amigos influentes e freqüentar praias, formaturas e eventos profissionais.

Tão superficial se preocupar com o que vestir, tão vazio mas ao mesmo tempo tão essencial. Basicamente visto-me da forma que me sinto mais confortável e o mais discreto possível. Gosto da forma como sou observado quando uso a roupa do trabalho. Um misto de curiosidade com respeito e ao mesmo tempo intimidação.

- Olha lá, a bandeira no lado direito do ombro dele mãe? Ele é polícia? Ou: - Quem este cara acha que é desfilando desta forma na minha quebrada?

Minha avó gostava que andássemos limpos apenas, quando crianças, era a única exigência de "moda" - porém minhas tias faziam questão de que seguíssemos as tendências da moda infanto-juvenil. Era até certo ponto constrangedor. Porque crianças têm que andar coloridas como arvores de natal?

Hoje gosto do minimalismo, minha maior extravagância foi uma camiseta lilas que comprei por engano. Uso-a quando quero sair da casinha, quebrar a minha rotina; umas duas tequilas e está feito o estrago.

Fui comprar um terno. Na maioria dos eventos sempre alugava; achava mais prático, cômodo e já vinha com o nó da gravata feito, mas pensei: isso é tão masculino, isso é tão importante para nós quanto fazer a barba. É o nosso universo; seria como uma mulher que não sabe lixar as próprias unhas ou não sabe passar um delineador nos olhos.

Fiz uma pesquisa antes, consultei meus amigos dependentes de suas mulheres, mas suas respostas foram vagas ou óbvias:

- Fabiano, aluga que já vem com o nó pronto!

Parti para amigas casadas e com larga experiência com trajes à rigor; aprendi muita coisa, noções básicas, detalhes imperceptíveis aos não acostumados, mas importantes.

Primeiro passo, escolha uma loja especialmente voltada para vestuário masculino; dê preferência para as que tenha vendedores masculinos, manequins apenas masculinos; sinta-se entre amigos: os do futebol, homens, machos, cerveja e que falam somente em loiras com shorts minúsculos; e que apenas as caixas sejam mulheres e com belos decotes para te ludibriá-lo na hora de efetuar o pagamento.

Quanto ao paletó, prefira os de caimento perfeito, principalmente no dorso; evite que sobre dobras pois dá a chata impressão de que o “defunto” era maior; quanto a manga, que tenha comprimento até o punho, sem cobrir a mão e sem deixar a camisa a mostra. Preste atenção ao cruzar os braços, para que não fique curto o comprimento das mangas. Em relação a calça o comprimento tem que dar exatamente na linha do salto do sapato (caso haja), nada de pisar na barra. Cuidado com as gravatas, pois elas são peças-chave: que sejam elegantes, com padronagens discretas ou sem estampas. Eu prefiro as lisas, nada de ousadia, no máximo pequenos detalhes. O comprimento delas deve ficar na altura do cinto.

Quanto aos sapatos, prefira os de couro liso, clássicos, admitindo-se os modelos de amarrar (que são mais caros). Quanto ao tecido dos ternos, há para todos os gostos e bolsos; eu prefiro os mais práticos, que não amassam tanto; porém não são tão usuais no verão. Oxford é uma boa pedida, há outras opções como linho, cambraia ou os mais em conta: micro-fibra.

Mas o mais importante é se sentir à vontade e, principalmente – confortável. Sobre os tipos de nós de gravata, há ótimos tutoriais na internet - é como aqueles exercícios de escoteiro; passa por aqui e dobra ali e pronto, caso contrário alugue um traje ou compre uma camiseta básica da Hering e seja feliz assim como eu!


Um comentário:

  1. Amigo
    q todos os homens
    tenham a preocupação
    para se vestir taum bem
    como vc!!
    HOMEM DE TERNO EH MARAVILHOSO!!! RS
    bjus

    ResponderExcluir