segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mas professor...




Antigamente tinha um preconceito quando às discussões acadêmias, achava-as inócuas, utópicas e pouco aplicáveis, mas, desde que comecei a fazer administração de empresas meus conceitos mudaram drasticamente - graças ao dinamismo e a forma com que o pensamento de um administrador se direciona: à prática.

Devido à estas discussões quebrei inúmeros paradigmas, principalmente no campo profissional, no qual eu já estou inserido. Os estudos, as pesquisas, o investimento intelectual – seja ele ofertado por docentes ou por profissionais gabaritados e bem sucedidos, - são postos em prática na busca de um único objetivo: Sucesso.

Independente das concepções particulares de sucesso, o objetivo de todos é o mesmo. O aprimoramento daquilo que faz e, em troca, recompensas; muitas vezes deixando de lado, claro, o entendimento de alguns processos, para a consecução do objetivo.

Nunca pensei que ouvir um “aí que você se engana” na frente de tantas pessoas me faria tão bem; mesmo eu contra-argumentando e sendo obrigado a concordar no final. É um estímulo a pesquisar, procurar outras fontes, opiniões; e talvez este seja o diferencial - o ponto chave de um acadêmico dentro da universidade para obter as respostas necessárias e posteriormente se inserir com tranqüilidade no mercado de trabalho.

A pesquisa individual ajuda a desenvolver o senso crítico e as discussões em grupo a encontrar uma solução ou o entendimento para tal situação. Nossa educação de base nos condicionou a sermos passivos diante dos professores. Éramos/somos pouco analíticos, concordamos com tudo o que nos é jogado num quadro e não questionamos o porquê, a veracidade, a aplicabilidade; já no mundo acadêmico não; o que procuram são novas idéias, e estas, só vem da discórdia, da provação em contrário, da troca de conhecimento. Eles querem saber a nossa opinião, estão ansiosos para que, mesmo de forma errônea, participemos de todo processo de aprendizagem.

Estamos formados quando entramos na universidade e o que desejam de nós é somente que coloquemos em prática a nossa opinião, a formação, numa forma de provação, participação, aplicação de todo conhecimento adquirido no ensino e educação de base.

O mercado de trabalho nos aguarda ansiosamente; avido por soluções, por antevisões e boas idéias. Uma das formas de aprimorarmos nosso senso crítico, sem dúvida, é no meio acadêmico; não somente dentro da sala de aula, mas dentro da biblioteca; na sala dos professores; nos congressos e nas mesas de bar com nossos colegas de faculdade...Porque não!?

Viva a discórdia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário